• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Energia » EPE: leilão da São Luiz do Tapajós pode não sair em 2014

Agência Estado

Publicação: 06/06/2014 15:49 Atualização:

A possibilidade de o governo leiloar ainda neste ano a usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós (PA) está cada vez mais distante, sinalizou, nesta sexta-feira, 6, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. De acordo com o executivo, o prazo para que o projeto avance está "apertado". O projeto ainda precisa superar uma série de barreiras, incluindo estudos e o processo de licenciamento.

Tolmasquim destacou, por outro lado, que três projetos de usinas hidrelétricas de menor porte podem participar do leilão A-5. O certame, a ser realizado em setembro, contará com a oferta de energia de um ampla gama de fontes, incluindo eólicas, térmicas e hidrelétricas.

Hoje, Tolmasquim mostrou otimismo com a possibilidade de leiloar energia de térmicas abastecidas a gás em setembro. Para tanto, o governo elevou de R$ 150/MWh para R$ 250/MWh o valor de referência do custo do combustível que atenderá essas térmicas, o que aumenta a atratividade dos projetos térmicos.

O gás para atender esses projetos poderia vir de unidades de regaseificação, da Petrobras ou de novas em estudo no Sul e no Nordeste, ou de áreas de exploração na Amazônia. Tolmasquim evitou comentar qual seria o valor de referência estimado para viabilizar os projetos térmicos.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.