• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Banco Central Europeu » Inflação na zona do euro avança 0,5% em maio

Agência Estado

Publicação: 03/06/2014 09:58 Atualização:

A taxa anual de inflação da zona do euro mostrou desaceleração em maio e voltou ao seu menor nível em mais de quatro anos, o que pode prejudicar a fraca recuperação econômica da região. O resultado faz com que aumentem as chances de o Banco Central Europeu (BCE) anunciar novas medidas de estímulos, como cortes de juros, em sua reunião de política monetária, na quinta-feira (5).

Dados preliminares da Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, mostram que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do zona do euro subiu 0 5% em maio ante igual mês do ano passado, após avançar 0,7% em abril e permanecendo bem abaixo da meta de inflação do BCE, que é de uma taxa ligeiramente abaixo de 2%.

A leitura de maio é igual à de março mas, antes disso, só havia atingido um nível tão baixo em novembro de 2009. Economistas consultados pela Dow Jones Newswires previam alta anual maior do CPI preliminar, de 0,7%.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu a um ritmo anual de 0,7% em maio, depois de aumentar 1,0% em abril.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.