• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Aviação » Demanda por voo doméstico cresce 8,1% em abril, diz Anac

Agência Estado

Publicação: 29/05/2014 11:42 Atualização:

A demanda por transporte aéreo doméstico teve um crescimento de 8,1% em abril deste ano em comparação com o mesmo mês de 2013, medida em RPK (indicador para passageiros-quilômetros pagos transportados), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A agência destaca que com o resultado são sete meses consecutivos de elevação do indicador, atingindo o seu maior nível para o mês nos últimos dez anos.

Por sua vez, a oferta, medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), caiu 1,5% na mesma comparação.

No acumulado do ano até abril, a demanda doméstica cresceu 8,7% e a oferta, 1,0%, ante igual intervalo do ano passado.

Azul e Avianca têm as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em abril, de 33,5% e 19,2%, respectivamente.

Também a agência destaca que a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras, de 79,4%, é recorde para o mês de abril nos últimos dez anos.

Internacional

De acordo com a Anac, a demanda em abril de transporte internacional de passageiros por empresas aéreas brasileiras cresceu 5,7% sobre o mesmo mês de 2013. Trata-se de recorde para o mês nos últimos dez anos, conforme o boletim da agência. Por sua vez, a oferta internacional manteve o comportamento de queda dos cinco meses anteriores, recuando 4,0% em abril de 2014.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais ficou em 82,8% em abril, maior que a de 75,2% no mesmo mês de 2013.

Carga

A Anac também apresenta dados comparativos de carga. Foram 13,6 mil toneladas em carga paga internacional, queda de 18% em relação a abril de 2013. No acumulado de janeiro a abril de 2014 a redução é de 12,9%, ante igual período de 2013.

No mercado doméstico, a quantidade de carga paga transportada atingiu 34 mil toneladas em abril de 2014, também uma queda, de 1,9% sobre abril de 2013. De acordo com a Anac, a TAM liderou o mercado de carga doméstica no mês, com 13,66 mil toneladas pagas transportadas.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.