• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

PED » Desemprego na RMR aumentou 0,5 ponto percentual em abril Sazonalidade explica variação negativa. Expectativa é de recuperação nos próximos meses

Juliana Cavalcanti

Publicação: 28/05/2014 18:28 Atualização:

A sazonalidade é uma das explicações para a ligeira alta no desemprego da Região Metropolitana do Recife (RMR), de 12,8% para 13,3%, no mês de abril. O número de desempregados teve um acréscimo de 9 mil pessoas, sendo estimado em 248 mil. Além do período pós festas de fim de ano e férias de verão, a entressafra da cana de açúcar e uma acomodação dos setores para continuar o ano de 2014 são algumas das explicações para a variação.

"Basicamente o que contribuiu para esta variação negativa foi a redução nos postos de trabalho nos setores de serviços (principalmente do setor público), da construção civil e o setor público. Normalmente o segundo trimestre é o mais fraco mesmo e pela tendência de redução do desemprego já verificada nos três primeiros meses do ano, acredito que agora nos meses e maio e junho ela deve se manter e os níveis de emprego voltarão a aumentar", considerou Rodolfo Guimarães, diretor de Estudos e Pesquisas Sócio-econômicas da Agência Condepe/Fidem.

Guimarães esclarece que não é possível identificar exatamente onde o setor público cortou postos de trabalho, já que fazem parte deste indicador todas as instâncias de poder (executivo, judiciário e legislativo municipais, estadual e federal) e também cargos comissionados e contratos temporários. "Se tiverem acontecido muitas aposentadorias, por exemplo, esses desligamentos entrariam neste item", explica.

Em abril, o rendimento dos ocupados diminuiu de R$ 1.205 para R$ 1.194. Já no período de 12 meses, o desemprego na RMR ficou estável, passando de 13,4% para 13,3%. O nível de ocupação aumentou 1,7% e o rendimento caiu 1,6%. A massa de rendimento dos ocupados subiu 1,2% e dos assalariados, 1,4%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.