• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Infraestrutura » Governo quer lançar edital de ferrovias até agosto

Agência Estado

Publicação: 23/05/2014 13:48 Atualização:

O Ministro dos Transportes, César Borges, disse nesta sexta-feira (23) que a intenção do governo é lançar o edital da primeira ferrovia dentre as nove previstas no Programa de Investimento em Logística (PIL), até agosto. O trecho será entre Lucas do Rio Verde e Campinorte.

"Temos esperança que ainda antes de completar os dois anos (do PIL), em agosto, tenhamos condições de lançar o leilão", disse o ministro, salientando que o governo está comprometido em garantir que haja interessados pelo projeto. Com isso, ele reiterou a intenção de realizar pelo menos um leilão de ferrovias neste ano. "Trabalhamos arduamente para isso", reforçou.

Segundo Borges, há várias empresas que se mostraram interessadas inclusive investidores chineses, mas alguns potenciais proponentes pediram mais tempo para estudar. "O importante é que se tenha sucesso e que não dê vazio (um leilão sem apresentação de propostas)", acrescentou.

Ainda de acordo com Borges, dentro de 20 dias, o governo deverá lançar as Propostas de Manifestação de Interesse (PMIs) para os demais projetos de ferrovias previstos no PIL.

Entre as empresas que vêm estudando projetos no modal, Borges destacou a Galvão Engenharia, que hoje conquistou a concessão da BR-153/GO/TO.

O diretor de Concessões da empresa, Paulo Coutinho, disse que a Galvão está estudando todos os lotes de ferrovias propostos, e lembrou que a companhia está trabalhando nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Ele considerou o modelo de concessão de ferrovias proposto tem risco muito focado nos investimentos, uma vez que "não tem risco de demanda" (tendo em vista que a Valec deve adquirir a totalidade da capacidade).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.