• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Gazprom não interromperá entrega de gás à Europa via Ucrânia

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 17/05/2014 12:59 Atualização:

O gigante russo Gazprom não interromperá a entrega de gás destinado à Europa via Ucrânia, afirmou neste sábado seu presidente-executivo, Alexei Miller, para quem o grupo fará todo o possível para que a crise entre Moscou e Kiev não afete seus clientes europeus.

"A Gazprom fará todo o possível para que os consumidores europeus não tenham nenhum problema", declarou Miller à televisão russa.

O gigante do gás advertiu que suspenderá o abastecimento de gás de Kiev a partir de 3 de junho se esta ex-república soviética não pagar antecipadamente sua conta para este mês, 1,66 bilhão de dólares (1,2 bilhão de euros).

A União Europeia (UE), que importa um quarto de seu gás da Rússia, teme que esta medida dificulte a chegada deste combustível aos países europeus.

Miller explicou que a medida não fechará completamente a torneira do gás para a Ucrânia, mas que "a Gazprom entregará simplesmente à Ucrânia o gás pago" antecipadamente.

"Na fronteira entre Rússia e Ucrânia, distribuiremos o gás necessário que a Europa deve receber via Ucrânia", especificamente a metade do gás russo com destino ao continente europeu, acrescentou o presidente-executivo.

"Com base no contrato de trânsito fechado com a Ucrânia, ela tem como responsabilidade garantir o transporte de nosso gás à Europa", ressaltou Miller, garantindo que Kiev será responsável pelo consumo do combustível não autorizado em seu país.

A Rússia acusa há anos a Ucrânia de ficar com parte do gás destinado à Europa, transportado por seu território.

O funcionário da Gazprom declarou que, em caso de problemas, o gigante russo pode transportar uma parte do gás destinado à UE pelo gasoduto Nord Stream, no mar Báltico.

"Poderíamos enviar desta maneira apenas 50 milhões de metros cúbicos por dia", ou seja, "a metade do volume entregue via Ucrânia", disse Miller.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.