• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Turismo » Fernando de Noronha acessível a todos Luan Pereira testou, a pedido do Diario, a infraestrutura turística da ilha para pessoas com necessidades especiais. Confira a avaliação

Thatiana Pimentel

Publicação: 17/05/2014 16:00 Atualização: 17/05/2014 00:28

 (Luan Pereira visitou Fernando de Noronha para testar a acessibilidade da ilha, em várias situações. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
)

Um sonho realizado. Não um sonho comum, mas o  sonho de viver um sonho comum. Complexo? Não para Luan Pereira, 21 anos, cadeirante que visitou durante quatro dias o Arquipélago de Fernando de Noronha com uma pergunta na cabeça: afinal, Noronha é acessível?  Constituído por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de natureza vulcânica, o arquipélago tem a ilha principal uma área de 18,4 quilômetros quadrados cujo maior eixo com cerca de 10 quilômetros e abriga três mil habitantes. Cenário ideal para a implantação do turismo acessível não fosse a geografia acidentada, a natureza selvagem e os terrenos desnivelados por todo o local. Apesar disso,  a ilha quer provar que é um destino acessível a todos.

O início desta adaptação começou em janeiro de 2013, com o projeto de Banhos Assistidos, cujo primeiro destino foi a Praia do Sueste, em Fernando de Noronha. Esse investimento incentivou outros projetos na iniciativa privada e fez surgir uma corrente pela acessibilidade em Noronha. As mudanças, que atingiram ainda 10% das pousadas e restaurantes do arquipélago, já estão dando resultados e  nos últimos 16 meses, mais de 80 cadeirantes visitaram a ilha, número quase 20 vezes maior do que as visitas de 2012 (apenas cinco cadeirantes).

O Diario foi conferir. Mostrando como no cenário atual pessoas com problemas de locomoção podem aproveitar a ilha, participamos de uma imersão turística de quatro dias em Noronha com um convidado especial: o cadeirante Luan, que foi indicado pela Associação de Assistência à Criança Deficiente  (AACD) para participar do projeto. Para acompanhá-lo, sua mãe, Eliane Pereira da Silva.

Com o título de Noronha Acessível, traremos nesta segunda-feira (19) um hotsite com dados do setor, perfil do turista, o crescimento do mercado na ilha e um diagnóstico de todos os momentos desta aventura, focando  o ponto de vista do Luan. O material especial contará ainda com uma galeria de fotos de todas as experiências. Será que, com todos esses avanços, Noronha passou no teste? Acesse e confira. Aqui, o vídeo traz um resumo da experiência de Luan na ilha.