• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cautela » Processo de normalização já começou nos EUA, diz Tombini

Agência Estado

Publicação: 16/05/2014 20:15 Atualização:

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta sexta-feira (16) que o processo de normalização da política monetária dos Estados Unidos já começou, mais ainda há longo caminho que precisa ser trilhado "com cautela e flexibilidade". O presidente da autoridade monetária afirmou ainda que, seis anos após o auge da crise financeira internacional de 2008, com a quebra do banco Lehman Brothers, a economia mundial ainda vive processo de transição.

"O processo de normalização das condições monetárias e financeiras já se iniciou nos Estados Unidos, mas ainda há longo caminho que precisa ser trilhado com cautela e flexibilidade para evitar que esse processo precise ser interrompido", destacou Tombini em seu discurso de encerramento do XVI Seminário de Metas para a Inflação, no Rio.

"Por fim, a área do euro deverá crescer em 2014, embora seja um crescimento tímido", disse o presidente do BC. Segundo ele, esse sinal é importante, pois enseja aumento de competitividade no cenário internacional. "Os países mais afetados pela crise estão realizando fortes ajustes estruturais, o que deve ensejar o aumento de competitividade e a melhora nas perspectivas de crescimento dessas economias", afirmou.

Segundo Tombini, a Zona do Euro avançou em questões importantes para a sobrevivência da união monetária, inclusive na regulação e supervisão bancária. Apesar disso, ele ressaltou que ainda há trabalho a ser feito. Em relação à economia japonesa, o presidente do BC afirmou que há "renovado otimismo com as políticas de crescimento", adotadas no ano passado. "No entanto, a situação do país talvez seja a mais complexa e desafiadora, pois os problemas de crescimento e de deflação antecedem em muito a crise econômica e estão, de certa forma, cristalizados na macroeconomia do país".

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.