• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Consumo » CNI: participação de importados no consumo atinge 22,5%

Agência Estado

Publicação: 16/05/2014 12:19 Atualização:

A participação dos produtos importados no consumo do brasileiro atingiu 22,5% no primeiro trimestre de 2014, segundo divulgou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado é o mais alto da série histórica, iniciada em 2007, de acordo com o estudo Coeficientes de Abertura Comercial publicado nesta sexta-feira (16). O aumento foi de 0,4 ponto porcentual ante o último trimestre do ano passado, quando ficou em 22,1%.

Para a CNI, o estudo aponta que "a indústria nacional não consegue competir com as estrangeiras e está perdendo importância nos mercados internos e externos". Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a participação dos importados cresceu 1,4 ponto porcentual no início de 2014.

O resultado foi puxado, segundo a entidade, pelo aumento no Coeficiente de Penetração de Importações na indústria de transformação, que subiu de 20,5% nos últimos três meses de 2013 para 20,9% no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, o coeficiente de importações na indústria extrativa caiu de 57,5% para 54,9%.

Exportações

O coeficiente de exportação da indústria, que mede a participação das vendas externas no valor da produção industrial ficou estável. Para a CNI, o índice só não caiu devido à desvalorização do real frente ao dólar no primeiro trimestre. O coeficiente ficou em 19,8% no primeiro trimestre, muito próximo dos 19,7% do final do ano passado.

Na indústria extrativa, o coeficiente de exportação caiu 1,4 ponto porcentual em relação ao último trimestre de 2013 e foi de 69,3% nos primeiros três meses de 2014. Na indústria de transformação, o coeficiente ficou estável em relação ao fim do ano passado, em 16%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.