• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Discurso presidencial » Atraso é associado à complexidade da obra da Transposição

André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicação: 13/05/2014 15:12 Atualização: 13/05/2014 15:52

A lista de entraves que a obra da Transposição do Rio São Francisco enfrentou é extensa. Dois reajustes na engenharia financeira fizeram a obra passar de 5,1 bilhões para R$ 8,2 bilhões e os atrasos de mais de quatro anos na entrega fizeram o semiárido nordestino assistir à maior seca dos últimos 40 anos sem uma água sequer.

"É uma obra complexa e que precisa do tempo correto de maturação. Talvez se tívessemos feito mais rápido não teríamos aprendido com a obra. Não é o simples canal e essa grande obra vai ser usada como exemplo na melhora da execução de todos os outros projetos do governo federal, sem sombra de dúvida", destacou a presidente Dilma Rousseff em coletiva dada no município de Jati (CE).

A presidente está em visita aos canteiros de obra da Transposição nesta terça (13). Atualmente, a obra da Transposição é orçada em R$ 8,2 bilhões e é considerada estratégica para o abastecimento e a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas do Semiárido nordestino. Hoje, o status da obra está em 57,8% de conclusão. De acordo com o calendário oficial do ministério da integração nacional, pasta responsável pela obra, 100% dos 470 quilômetros de canais terão água do Velho Chico em dezembro de 2015.

Além de canais, a obra do projeto de integração do rio são Francisco contempla aquedutos, canais, túneis de transporte de água e estações de bombeamento vertical. Depois de pousar na Paraíba e no Ceará, a agenda da presidente tem última parada em Pernambuco. O município de Cabrobó é o destino, onde será visitada a estação de bombeamento da Meta 1N, do Eixo Norte da projeto. De lá, Dilma Rousseff retorna a Brasília.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.