• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Petróleo » Plataforma construída em Pernambuco entra em operação

Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicação: 12/05/2014 17:40 Atualização: 12/05/2014 18:40

Plataforma tem capacidade para processar 180 mil barris de óleo por dia. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
Plataforma tem capacidade para processar 180 mil barris de óleo por dia. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
A plataforma de produção P-62 da Petrobras entrou em operação nesta segunda-feira (12), no campo de Roncador, na Bacia de Campos. O projeto carrega o selo pernambucano. A construção dos módulos de processamento de óleo e compressão de gás da plataforma foi feita no Rio de Janeiro. Estes módulos foram transportados para o estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca - PE, onde ocorreu a construção dos módulos de painéis elétricos e de geração principal de energia, bem como a integração de todos os módulos no casco da plataforma.

Do tipo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo, na sigla em inglês), a unidade tem capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. A P-62, instalada em profundidade de água de 1.600 metros, é parte integrante do projeto Módulo 4 do campo de Roncador. Nela serão interligados 22 poços, sendo 14 produtores de óleo e gás e 8 injetores de água.

A exportação de óleo da plataforma será realizada por meio de navios aliviadores e o escoamento de gás natural por gasoduto conectado da plataforma até a rede de escoamento de gás da Bacia de Campos. A obra gerou cerca de 5 mil empregos diretos, 15 mil indiretos, e alcançou 63% de índice de conteúdo nacional. A nova unidade trabalhará em conjunto com as plataformas de produção P-52, P-54 e P-55, já instaladas no campo de Roncador.

Conheça a plataforma P-62

Capacidade de processamento de óleo: 180 mil barris/dia

Capacidade de tratamento e compressão de gás: 6 milhões m3/dia

Conteúdo local: 63%

Capacidade de tratamento de água de injeção: 42 mil m³/dia

Capacidade de geração elétrica: 100 MW

Profundidade de água: 1.600 m

Peso total da plataforma: 60.500 toneladas

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.