• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Pesquisa » OCDE eleva para 6,2% taxa anual de inflação no Brasil

Agência Estado

Publicação: 09/05/2014 09:16 Atualização:

A taxa anual de inflação das economias desenvolvidas ganhou força em março. Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) médio de seus 34 países-membros subiu 1,6% nos 12 meses até março, após avançar 1,4% no período de 12 meses encerrado em fevereiro. Apenas nos países do G-20, a inflação anual foi para 2,5% em março, de 2,3% em fevereiro.

Apesar da aceleração vista em março, a taxa de inflação nos países desenvolvidos continua em nível desconfortavelmente baixo para vários bancos centrais, que, de modo geral, consideram aumentos anuais de 2% mais consistentes com uma expansão econômica saudável. A alta no CPI foi impulsionada pelos preços de energia, mas o núcleo do índice, que exclui energia e alimentos, também subiu em ritmo anual mais forte em março, de 1 7%, após o ganho de 1,6% visto em fevereiro.

A OCDE informou que cinco de seus membros tiveram um declínio dos preços nos 12 meses até março - sendo todos países na Europa. A ameaça de inflação baixa - e a possibilidade de que os preços possam começar a cair - é mais preocupante para o Banco Central Europeu (BCE). Embora o BCE tenha decidido manter sua política monetária inalterada na reunião de ontem, seu presidente, Mario Draghi, sinalizou que novas medidas de estímulos poderão ser anunciadas em junho para combater os baixos níveis de inflação que ameaçam a recuperação da zona do euro.

Fora da OCDE, a taxa anual de inflação também mostrou aceleração no Brasil (de 5,7% em fevereiro para 6,2% em março) e na China (de 2,0% para 2,4%), mas ficou estável na Índia (6,7%).

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.