• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Desempenho » BC: Nordeste tem crescido acima da média do Brasil

Agência Estado

Publicação: 08/05/2014 17:27 Atualização:

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, afirmou nesta quinta-feira (8) que boa parte do avanço da região Nordeste acima da média do País nos últimos anos está relacionada com o incremento da produção industrial. E esse fenômeno também é perceptível em Pernambuco, que responde por perto de 20% do PIB da região. Por outro lado, ele ressaltou que a região Sul é muito relevante para a atividade manufatureira do Brasil, com uma participação de 19,5% em termos nacionais no setor.

"A produção industrial no Nordeste cresceu devido ao bom desempenho da agricultura", destacou Hamilton. Segundo ele, há uma estimativa de aumento de 50% da produção agrícola no Nordeste neste ano, o que vai ocorrer em boa medida devido aos problemas climáticos enfrentados por Estados do Sudeste, especialmente no primeiro trimestre deste ano.

"Nos últimos dez anos, o Nordeste tem crescido mais do que a média do Brasil", ponderou. A região apresentou um avanço de 4 1% ao ano, médio, de 2003 a 2013, enquanto o País apresentou uma marca de 3,3%. "E dados recentes sugerem que a economia no Nordeste teve um bom desempenho no início deste ano", comentou. O Nordeste responde por 13,8% da economia nacional. "A administração pública tem peso bem maior na economia da região do que na média nacional", explicou Hamilton.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.