• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Relatório » Hamilton: demanda acima da oferta se reflete nos preços

Agência Estado

Publicação: 08/05/2014 15:24 Atualização:

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, afirmou que "a demanda crescendo mais que a oferta é refletida nos preços", com inflação próxima a 6%. "A absorção doméstica tem crescido mais que o PIB", ponderou.

Uma outra derivada natural deste descompasso é o déficit de transações correntes. No ano passado, esse indicador foi equivalente a 3,6% do PIB. Contudo, ele vê uma tendência de redução desse saldo negativo das contas externas do País. "Déficit de conta corrente mostra certa estabilização e tende a se estreitar ao longo do tempo", disse.

Na visão do BC, o câmbio e a recuperação da economia internacional serão favoráveis às exportações nacionais mais à frente. Araújo ressaltou que a transparência é "um dos pilares do regime de metas", fator que é muito defendido também pelo BC no Brasil. "Inflação baixa e estável é precondição para crescimento sustentável", apontou. "A inflação alta reduz o consumo e aumenta a concentração de renda. Ela aumenta prêmios de risco e diminui a confiança dos agentes", ponderou. "Inflação é imposto regressivo", destacou. "Nos períodos em que a inflação foi menor, as taxas de crescimento foram maiores", disse. O diretor fez os comentários durante apresentação do Boletim Regional do BC, no Recife.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.