• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Seminário » Transparência na Copa: Pernambuco e Recife são bem avaliados

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 07/05/2014 20:04 Atualização:

O governo de Pernambuco e a cidade do Recife foram bem avaliados nos indicadores de transparência dos investimentos para a Copa do Mundo. De acordo com o instituto Ethos, a capital pernambucana fez 35,55 pontos (numa escala de zero a cem). Já o estado recebeu 63,38 pontos. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (7), durante o seminário "Transparência na Copa 2014 em Recife: Como Está Esse Jogo?", que aconteceu na Caixa Cultural do Recife.

O resultado coloca Pernambuco em segundo lugar, ficando atrás apenas do Ceará. O secretário extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão, afirmou que a rede de comunicação sobre os gastos é uma rotina na Secopa. "Estamos estimulando nossos servidores para tratar a transparência como uma prioridade e como responsabilidade da secretaria da Copa. Já estamos nos empenhando para que, na próxima avaliação, saiamos do segundo para o primeiro", diz.

Os indicadores foram criados pels instituto Ethos para avaliar a disponibilidade dos dados públicos e o funcionamento dos canais de participação da população, como portais, ouvidorias e audiências públicas, em relação aos investimentos dos governos municipais e estaduais especificamente sobre a Copa 2014.

Durante o seminário, estiveram presentes, ainda, o secretário-executivo da Copa 2014 da Prefeitura do Recife, Danilo Moreira, o representante Comitê Popular da Copa de Pernambuco, Eduardo Amorim, o membro do Observatório do Recife, Marcelo Negromonte, e o coordenador local do projeto Jogos Limpos, Rafael dos Santos.

Outros assuntos foram discutidos na mesa, como desapropriação e atraso nas obras. Para Rafael dos Santos, a diversidade do debate foi essencial. "Estamos há menos de dois meses da Copa e esse diálogo de hoje ainda não havia acontecido. O seminário acabou sendo ampliado para outras questões, por isso, foi extremamente exitoso ao promover um debate qualificado filiado entre atores diversos que não tinham sentado até o momento", afirma.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.