• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Mais caro » Portaria confirma aumento da tributação de bebidas frias em junho

Estado de Minas

Publicação: 30/04/2014 17:38 Atualização:

O Ministério da Fazenda publicou nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União a portaria que formaliza o aumento da tributação incidente sobre as chamadas bebidas frias - cervejas, refrigerantes, refrescos, isotônicos e energéticos. A alta chega às vésperas da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho.

A elevação dos tributos foi anunciada nessa terça-feira pelo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, um mês depois de o governo ter feito um reajuste na tributação desses mesmos produtos. A alta entra em vigor em 1º de junho e a expectativa é que o aumento dos preços ao consumidor seja de 1,3%.

Apesar de alta de impostos, Ambev congela preço da cerveja até a Copa Bebidas frias terão aumento de impostos em 1º de junho Governo aumenta tributação sobre bebidas frias

Com esse reajuste, o governo espera obter uma arrecadação extra de R$ 1,5 bilhão entre junho e dezembro deste ano. Segundo o secretário, a mudança das tabelas de tributação desses produtos busca restabelecer o equilíbrio entre os tributos e os preços de mercado. Barreto destacou que a defasagem era acentuada e que a última revisão das tabelas ocorreu há dois anos. Entre maio de 2012 e fevereiro de 2014, os preços da cerveja subiram 23% e dos refrigerantes, 19,2%.

Cerveja

O governo havia anunciado alta nos impostos nas bebidas frias no dia 1º de abril, o que deveria elevar os preços, em 0,4%, em média. Na ocasião, a a fabricante de bebidas Ambev informou que não iria reajustar seus preços até o final da Copa do Mundo. Procurada pelo em.com.br nesta quarta-feira, a assessoria da empresa ainda não confirmou se o congelamento de preços vai continuar valendo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.