• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Energia » Nível dos reservatórios ainda pode piorar, diz ONS

Agência O Globo

Publicação: 25/04/2014 10:28 Atualização:

Um relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) ao qual O GLOBO teve acesso mostra que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste podem chegar a 15,7% em novembro, início do período chuvoso. A projeção considera que, entre maio e novembro, o índice de chuvas seria de 75% da média histórica para o período.

O patamar previsto é inferior ao dos piores momentos de 2001, ano do racionamento, quando o nível dos reservatórios na região chegou a 20%. Hoje, este patamar é de 37,7%. Procurado, o ONS não comentou o assunto.

“Se não chover a partir de novembro, estamos lascados”, disse uma fonte familiarizada com o relatório.

Caso o prognóstico do relatório se confirme, será necessário usar mais energia térmica. Além disso, a medida pode aumentar os temores de racionamento.

Especialistas avaliam que os problemas do setor elétrico são maiores que o polêmico empréstimo de R$ 11,2 bilhões assumido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“A CCEE está assumindo função que era da Eletrobras, que é gerir o encargo setorial. Isso reforça a necessidade de uma melhoria do marco regulatório do setor, que com muitas soluções casuísticas fica mais complexo”, disse Tiago Figueiró, do Veirano Advogados.

Márcio Reis, do Siqueira Castro Advogados, afirma que a solução adotada foi uma "fórmula criativa, em linha com a contabilidade criativa do governo".

"O problema do setor não é de mercado, mas de gestão", simplifica.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.