• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Acordo » Governo de Estado firma parceria para troca de experiências com região francesa

Publicação: 24/04/2014 21:00 Atualização:

Proximidade econômica, troca de experiências em turismo, tecnologia e agricultura familiar. Esses são os principais termos do acordo firmado nesta quinta-feira entre o Governo de Pernambuco e a região Midi-Pirinéus, na França. O contrato de estreitamento de relações foi assinado pelo governador João Lyra Neto e o presidente da região, Martin Malvy, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

Em seu discurso, o presidente da região francesa, Martin Malvy, alegou "muitas razões" para a escolha por Pernambuco. "Uma delas é fato do Estado ter vivido esse 'boom' econômico e de desenvolvimento", disse Malvy, ao destacar que Pernambuco também "oferece grandes e novas oportunidades", tendo em vista a centralização desse tipo de acordo em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Entre os pontos do acordo na área de educação, está a implantação, em Pernambuco, do escritório de representação da Universidade de Toulouse para a América Latina. A universidade engloba uma comunidade de instituições francesas de ensino superior na região Midi-Pirinéus, e sua chegada ao Estado favorece ao desenvolvimento de pesquisa e de relações na área acadêmica. O escritório está sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife.

Ainda no âmbito econômico, na agricultura familiar o foco será um projeto de cultivo de macaxeira e psicultura - projeto este que será implementado na Mata Sul pernambucana. Por sua vez, o desenvolvimento de iniciativas de geração de energia renováveis no arquipélago de Fernando de Noronha materializará a atenção para a ciência e tecnologia prevista no acordo. As ações visam a autonomia da ilha no tocante à geração de energia, rompendo com a dependência da geração térmica.

Outro foco será na rodada de negócio realizada entre empresários pernambucanos e franceses nos setores de energias renováveis, tecnologia da informação e aeroespacial, metal mecânico, tratamento de resíduos sólidos, farmacêutico, recursos hídricos e sistemas de irrigação, construção civil, meio ambiente, automotivo, implante cirúrgico e telecomunicações.

A solenidade também marcou a assinatura de acordo de parceria entre a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e a Agência de Água Adour-Garonne, de Midi-Pirinéus, para o desenvolvimento de programas e projetos na área de gestão de recursos hídricos e saneamento básico. "Isso nos interessa muito, já que nós temos uma carência muito grande no semiárido de Pernambuco", disse João Lyra Neto. Também foi firmado protocolo de cooperação acadêmico-científico entre o Hospital das Clínicas da UFPE e o Centro Hospitalar Universitário de Toulouse.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.