• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Para cumprir o prazo » Eixo Norte da Transposição com frentes de trabalho 24 horas por dia

André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicação: 24/04/2014 14:52 Atualização: 24/04/2014 15:48

Atividades durante a noite têm sido prática do Ministério para que o prazo seja atendido (Ministério da Integração/Divulgação)
Atividades durante a noite têm sido prática do Ministério para que o prazo seja atendido
O Eixo Norte da obra da Transposição do Rio São Francisco vai ganhar mais celeridade. Os trabalhos da Meta 3N (Lotes 6 e 7), localizados entre os municípios de Mauriti (Ceará) e São José das Piranhas (Paraíba), passaram a ser executados também no período noturno, assim como as metas 1N e 2N, que completam o bloco mais atrasado do projeto. O Eixo Norte é, inclusive, o último trecho a ser entregue, em dezembro de 2015.

A etapa 3N possui 1.254 trabalhadores atuando na construção de canais, aquedutos e barragens, além da construção de dois túneis exclusivos para água (Lote 14). As obras do Cuncas I, com 15 quilômetros de extensão, seguem em ritmo acelerado e apontam 87,6% de execução. Já foram escavados 14,2 quilômetros da estrutura. O Cuncas I é o maior túnel para transporte de água da América Latina. Para conclusão da obra, 392 operários e 160 equipamentos estão mobilizados. O túnel Cuncas II, que possui quatro quilômetros, foi concluído em fevereiro deste ano.

Atualmente, mais de 9.950 pessoas trabalham na Integração do Rio São Francisco, obra que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Formado por dois canais que somam 477 quilômetros lineares, o empreendimento envolve a construção de 14 aquedutos, nove Estações de Bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água. Com conclusão para 2015, o projeto vai garantir a segurança hídrica em 390 cidades nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Depois de vários reajustes, a obra é orçada em R$ 8,2 bilhões.

Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.