• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Preço varia de 700 mil a 1,4 milhão de euros » Cápsula espacial soviética será leiloada na Bélgica

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 23/04/2014 16:37 Atualização:

Uma cápsula espacial soviética colocada em órbita em duas ocasiões no final dos anos 1970 será leiloada no começo de maio, anunciou nesta quarta-feira (23) a casa Lempertz. Esta será a primeira cápsula espacial leiloada na Europa. Seu preço é estimado entre 700 mil e 1,4 milhão de euros.

A cápsula, de forma cônica, mede 2,2m de altura e tem um diâmetro de 2,8m. Seu peso alcança 1,85t. Em julho de 1977, ela levou ao espaço três cosmonautas, que permaneceram na órbita da Terra por um mês. Em seguida, foi usada para um vôo não tripulado que deu uma volta na órbita da Terra em março de 1978. Em 1980 e 1982, foi usada em testes de pouso em alto-mar.

A cápsula, Vozvrashchayemyi Apparat, foi adquirida pela empresa britânica especializada em turismo espacial Excalibur Almaz. Entre os poucos precedentes deste tipo de venda está o leilão em Nova York da cápsula usada pelo cosmonauta Yuri Gagarin em 1961, no primeiro voo espacial da História.

O principal lote da venda de 7 de maio em Bruxelas inclui o painel de controle, sem tela, mas repleto de botões, e uma bússola.

Também estão à venda dois trajes espaciais, um usado pelo astronauta britânico-americano Michael Foale, que viajou à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2003 a bordo de uma nave russa Soyuz, e o outro usado pelo cosmonauta Alexander Kaleri em seu voo até a estação MIR em 1996. Cada um está avaliado entre 55 mil e 60 mil euros.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.