• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Empreendedorismo » Junior Achievement/PE inicia Programa Miniempresa

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 23/04/2014 09:24 Atualização:

Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens e proporcionar uma visão do mundo dos negócios, a organização Junior Achievement Pernambuco iniciou, ontem (22), a edição 2014 do Programa Miniempresa, um dos principais projetos da instituição não governamental que atua em mais de cem países e em todos os estados brasileiros. O programa proporciona aos estudantes do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios na organização e operação de uma empresa.

Neste ano, o Miniempresa vai beneficiar cerca de 1,2 mil alunos divididos em 47 miniempresas. O projeto é desenvolvido durante 18 semanas, em jornadas semanais com duração de 2h30, realizadas diretamente nas escolas, geralmente à noite e aos sábados. O conteúdo explica os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método “Aprender-Fazendo”, onde cada participante se converte em um empresário da miniempresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos.

O programa é acompanhado por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Este ano, 200 pessoas se inscreveram como voluntários e receberam treinamento para levar para a sala de aula seu conhecimento profissional e sua experiência pessoal. Os interessados em se inscrever para ser voluntário da Junior Achievement Pernambuco ainda podem se cadastrar no site www.jape.org.br.

Ao longo de dez anos de atuação em Pernambuco, a Junior Achievement já trabalhou com mais de 400 escolas e 75 mil jovens. “Trabalhar com eles é uma experiência enriquecedora porque o jovem é uma folha em branco, com todas as possibilidades pela frente, e é impressionante como geramos mudanças de atitudes perante o futuro, aos estudos e à carreira”, conta a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky.

Além do auxílio de voluntários, a Junior Achievement conta com o apoio de instituições públicas e privadas através de contribuições financeiras e incentivo de voluntariado junto aos seus funcionários. Em 2014, várias instituições confirmaram parceria para apoiar a educação empreendedora em Pernambuco, como Sebrae Nacional, Gerdau, Celpe, Baterias Moura, Accenture, Da Fonte Advogados, Alcoa, Elcoma, Baker Tilly Brasil, Plaza Shopping, Shopping Guararapes, PWC, Ultragaz e Projetec.

Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo, sem fins lucrativos e mantida pela iniciativa privada. No Brasil, atua em todo território nacional, contribuindo para a formação dos jovens que constituem o futuro do país. Em Pernambuco, chegou em 2003.

Serviço

Programa Miniempresa
Inscrições de voluntários: gratuitas, através do site www.jape.org.br.  
Endereço: Rua do Riachuelo, nº 105 - sala 903, Boa Vista.
Telefone: (81) 3421-2277.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.