• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Negócios » GSK vende divisão de oncologia a Novartis por US$ 16 bilhões

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 22/04/2014 10:31 Atualização: 22/04/2014 10:34

O grupo farmacêutico britânico GlaxoSmithKline (GSK) anunciou nesta terça-feira (22) a venda da divisão de oncologia, por 16 bilhões de dólares, à suíça Novartis.

Ao mesmo tempo, a GlaxoSmithKline comprará a divisão de vacinas da Novartis por um valor que pode alcançar 7,5 bilhões de dólares. Como parte do acordo, os dois grupos criarão uma empresa conjunta de medicamentos de grande consumo avaliada em 6,5 bilhões de libras em faturamento (10,9 bilhões de dólares), da qual a GSK possuir 63,5%.

Os acionistas da GSK receberão quatro bilhões de libras depois da operação, que precisa da aprovação dos acionistas do grupo britânico e das autoridades de concorrência. A operação deve ser concretizada no primeiro semestre de 2015.

"A operação em três partes acelera nossa estratégia destinada a gerar um crescimento de vendas viável e diversificado e a melhorar nossos resultados a longo prazo", declarou o diretor geral da GSK, Andrew Witty.

O acordo é parte de uma reorganização geral das atividades da Novartis, que nesta terça-feira anunciou a venda de sua divisão de saúde animal ao grupo americano Eli Lilly por 5,4 bilhões de dólares.

A operação vai reforçar e diversificar o departamento de veterinária da Eli Lilly, Elanco, que passará a ser o segundo maior do mundo em volumes de negócios, segundo a empresa americana.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.