• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Qualificação » Pronatec Turismo ultrapassa meta para a Copa

Ministério do Turismo

Publicação: 17/04/2014 17:17 Atualização:

Mais de 166 mil pessoas já se matricularam no Pronatec Turismo, programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo em Parceria com o Ministério da Educação. O programa oferece gratuitamente 54 cursos de idiomas e profissionalizantes ligados ao setor de turismo, como garçons, camareira, bartender, recepcionista de hotel, entre outros. Taxistas, agentes de turismo, policiais civis e militares, guardas municipais e corpo de bombeiros também estão sendo treinados para recepcionar os visitantes durante a Copa do Mundo. No Recife, Recife já estão matriculados 4.592 pessoas.

Atender bem o turista é uma das missões do Ministério do Turismo – e uma realização dos prestadores de serviço do setor, como revelam duas pesquisas recentes, feitas com estrangeiros que estiveram no país para a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude. Em linhas gerais, o nível de satisfação com os serviços turísticos no país alcançou níveis acima de 90%, de modo que a maioria dos visitantes pretende voltar ao país.

Os cursos do Pronatec são realizados pelo Senac, Senai, Sesc e Sesi, institutos federais e estaduais de educação, em 120 cidades brasileiras. Das 166 mil matriculas, 89,1 mil foram realizadas nas cidades-sede da Copa do Mundo: Salvador (11.875), Cuiabá (11.092), Rio de Janeiro (10.040), Porto Alegre (9.149), Brasília (8.661), Fortaleza (7.972), São Paulo (7.107), Natal (6.082), Manaus (5.368), Recife (4.592), Belo Horizonte (4.465) e Curitiba (2.766). As outras 76,9 mil matriculas foram realizadas nas demais cidades participantes do programa. A oferta de vagas depende da identificação da demanda nos municípios.

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, ao investir em capacitação profissional, o MTur aumenta a competitividade dos destinos e contribui para o desenvolvimento do setor. “Fortalecer a imagem do Brasil, qualificando os trabalhadores para atender com qualidade e competência aos visitantes, será um dos benefícios mais importantes após o mundial”, afirma.

Mais 68 mil vagas estão disponíveis para o primeiro semestre deste ano, para as modalidades Pronatec Copa, Pronatec Copa na Empresa e Pronatec Copa Social. Para se inscrever, o interessado deve procurar os órgãos municipais ou estaduais de Turismo, responsáveis por informar os cursos disponíveis na cidade e realizar a pré-matrícula.

Geração de empregos - A Copa do Mundo pode gerar 380 mil empregos temporários no país em 2014, de acordo com um estudo realizado pela Value Partners Brasil, uma empresa de consultoria de gestão, a pedido do Ministério do Esporte. As novas vagas serão oferecidas especialmente por bares e restaurantes, em cargos como recepcionista, atendente e garçom.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.