• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Sebrae » Desafio Universitário ganha nova atividade

Agência Sebrae de Notícias - ASN

Publicação: 16/04/2014 20:47 Atualização: 16/04/2014 20:49

 O Desafio Universitário Empreendedor – plataforma do Sebrae para desenvolver competências empreendedoras dos estudantes de nível superior que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho – já conta com mais de 20 mil participantes e agora tem uma nova forma de pontuar: o quiz. Os alunos marcam pontos ao responder corretamente perguntas sobre administração de empresas, legislação aplicada ao empreendedorismo, melhores práticas de gestão e como tocar o dia a dia de um negócio.

O objetivo do quiz é incentivar os participantes a estudarem a bibliografia indicada pelo Sebrae, aprendendo a teoria antes de colocá-la em prática. O número de rodadas é ilimitado e os jogadores podem responder 20 perguntas de cada vez. Cada resposta certa vale 25 mil pontos e apenas a maior pontuação será computada para o ranking. Portanto, quanto mais joga, mais o participante estuda empreendedorismo, mais consegue aprender e mais pontos pode ganhar. O limite de pontos nesse jogo é 500 mil.

Vence a primeira etapa do Desafio Universitário Empreendedor, quem juntar mais pontos. A plataforma conta também com jogos gratuitos na internet, cursos – muitos deles sem custos –, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo dentro da Universidade e bate-papo com especialistas – o Papo de Negócio –, que irão passar noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. Para aqueles que não têm internet à disposição, é possível baixar os jogos e depois, quando conectar, atualizar os pontos marcados, os cursos feitos e interagir na plataforma.

Estruturada em forma de competição, a ferramenta conta com um site onde os estudantes se cadastram gratuitamente, aprimoram seus conhecimentos com os dez jogos virtuais disponíveis e registram as outras atividades realizadas paralelamente ao longo do ano. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumular mais pontos será o vencedor.

“O Desafio Universitário Empreendedor é uma evolução do ensino do empreendedorismo a jovens estudantes, uma vez que integra em uma única ferramenta conceitos de gestão, mercado, inovação e empreendedorismo”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Prêmios

Os quatro primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartphone e um troféu. Como no ano passado, a final nacional será disputada presencialmente,em equipe, pelos primeiros colocados de cada unidade da federação, ou seja, 108 finalistas.Os estudantes participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para as equipes que ficarem com os três primeiros lugares nacionais são um tablet para cada um, um troféu e para o primeiro lugar uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em  empreendedorismo. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais. As equipes que disputam a final nacional são formadas pelos quatro finalistas de cada estado.

Os jovens interessados em participar do Desafio Universitário Empreendedor podem se inscrever em qualquer período do ano, desde que declarem estar matriculados regularmente em qualquer curso de graduação de instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.