• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Exploração » Pré-sal pode ter de sete a dez casos de unitização, aponta estatal

Agência O Globo

Publicação: 09/04/2014 17:14 Atualização:

A Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA), responsável pela coordenação da exploração de petróleo no pré-sal no regime de partilha, está analisando de sete a dez casos de unitização de reservas de petróleo - quando uma reserva de determinada empresa extrapola para fora da área de concessão - no pré-sal, na Bacia de Santos.

A informação foi dada nesta quarta-feira (9), pelo presidente da PPSA, Oswaldo Pedrosa, ao explicar que são casos onde se avalia a possibilidade de as reservas contidas nos campos explorados pelo regime de concessão, se estendem para fora de sua área de trabalho. Nesse caso as reservas estariam extrapolando as áreas do pré-sal que serão explorado pelo regime de concessão.

"Uns casos são maiores, outros menores, uns casos são prioritários, e outros não. Mas a maior parte envolve a Petrobras como operadora. São casos que não foi constatada a necessidade de unitização, mas que podem ter desdobramentos nessa linha", destacou Pedrosa.

A PPSA está negociando com a Shell um outro caso de unitização referente às reservas do campo Gato do Mato, que ultrapassa a concessão da multinacional na Bacia de Santos e alcança área do pré-sal que está em poder da União. A área está localizada no Bloco BM-S54, sendo a Shell detentora 80% da área em parceria com a empresa francesa Total (20%).

"Estamos ainda discutindo com a Shell sobre a jazida, o que vai ser unificado e verificando estimativas de volumes que eles têm, além da forma de como será desenvolvido. A PPSA entra para estabelecer entendimento e, se chegarmos a um acordo, a aprovação depende da ANP", disse Pedrosa.

Segundo o executivo, o resultado das negociações com a Shell deverá ocorrer o mais breve possível.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.