• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Leão » Vinte milhões de contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda

Agência O Globo

Publicação: 08/04/2014 15:13 Atualização: 08/04/2014 15:24

A cerca de três semanas para o término do prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda, 20 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo último balanço divulgado pela Receita Federal, foram entregues 7,3 milhões de formulários até as 17h de segunda-feira (7). Como a expectativa é que 27 milhões de brasileiros façam o ajuste anual, o balanço parcial representa pouco mais de 25% do total previsto.

Apesar de ser comum entre os brasileiros, deixar a tarefa de preencher e enviar a declaração para a última hora é uma prática desaconselhada por especialistas. Caso o contribuinte precise preencher muitas informações, como dados sobre dependentes, bens (como imóveis) ou muitas deduções (como despesas médicas e de educação), qualquer deslize pode acabar levando a declaração a cair na malha fina.

Além disso, a multa por atraso é de 1% do imposto devido por mês ou fração de atraso, aplicada mesmo se o tributo for integralmente pago. Caso não haja imposto a ser pago, a penalidade é fixada no valor mínimo de R$ 165,75.

Outra vantagem de fazer a declaração no tempo correto é a possibilidade de retificar completamente a declaração, inclusive alterando entre os modelos simplificado (com desconto de 20%) e completo (com direito a todas as deduções legais). O contribuinte pode fazer a chamada declaração retificadora de qualquer ano a qualquer momento, mas, após o fim do prazo, não será mais possível alterar o tipo de formulário.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.