• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Selelção » Concurso público do Senado Federal está suspenso

CorreioWeb

Publicação: 04/04/2014 20:30 Atualização:

O último concurso público do Senado Federal, lançado em 2011, com 246 vagas, está suspenso, segundo determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A decisão é válida para os cargos de analista legislativo (especialidade medicina/urologia e fisioterapia). De acordo com o Ministério Público Federal, autor da ação, 32 das 40 questões específicas das provas formuladas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – banca organizadora da seleção) eram repetidas de certames anteriores, o que contraria os princípios da igualdade, da moralidade administrativa e da competição. Os candidatos aprovados e já nomeados antes da União e da FGV terem ciência da determinação não serão afetados.

Em primeira instância o pedido de suspensão do MPF não foi acatado sob a justificativa de que é vedado ao Poder Judiciário substituir os membros da comissão examinadora na formulação e na avaliação de questões de concurso público. Porém, ao entrar com recurso no TRF-1, o MPF alegou ser inadmissível o fato de a banca arrecadar R$ 25 milhões com a seleção e ainda assim repetir conteúdo cobrado em exames anteriores.

Em defesa do concurso, a União afirmou que o ineditismo de questões de prova é recomendável, mas não tem previsão legal, sendo grave a anulação do certame.

Todavia, a decisão pela suspensão foi unânime: “A montagem indisfarçada das provas do concurso do Senado Federal com meras cópias de questões de processos seletivos anteriores [...] não atende aos princípios da isonomia e da meritocracia, por se tratar de meio nitidamente inidôneo para selecionar os melhores candidatos, privilegiando de forma acintosa o maior conhecimento das provas anteriores em si, em detrimento do efetivo conhecimento dos pontos constantes do edital”.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.