• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Itep » ProAPL contrata consultoria para elaboração de Planos de Melhoria de Competitividade

Diario de Pernambuco - Diários Associados

Publicação: 02/04/2014 14:33 Atualização:

O Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais (ProAPL), executado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), está contratando empresas de consultoria para a elaboração dos Planos de Melhoria da Competitividade (PMCs) de cinco Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Pernambuco: Produção Cultural, Tecnologia da Informação e Comunicação, Leite e derivados do ovino e caprino, Leite e derivados, e Uva, Vinhos e Derivados. Já foram elaborados e estão em plena execução os PMCs dos APLs da Moda e Confecção e do Gesso.

Segundo Itep, as consultorias terão seis meses para a elaboração dos planos, que devem incluir diagnóstico da situação atual de cada APL: estratégia de posicionamento no mercado, estratégia de desenvolvimento do APL social e ambientalmente sustentável, plano de ação do APL e resultados finais esperados para o projeto.

Os PMCs também devem contemplar um plano de serviços e investimentos, um Marco Lógico (com indicadores e metas do PMC), o Detalhamento dos Investimentos Fixos, cronograma financeiro, e um modelo organizacional público-privado de apoio à melhoria da competitividade, específico para cada um dos cinco APLs, que permita identificar mecanismos eficazes de intervenção.

As propostas das consultorias deverão ser apresentadas até o dia 13 de maio, de acordo com a Manifestação de Interesse n. 01/2014, disponível no site do Itep (www.itep.br/images/manifestao_de_interesse_mi_001_2013_consultoria_5_ pmcs.pdf). As empresas consultoras serão selecionadas de acordo com os procedimentos estabelecidos nas Políticas para Seleção e Contratação de Consultores Financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais (ProAPL), executado pelo Itep, é resultado de uma parceria entre o governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Ciência e Tecnologia e Itep, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com coparticipação financeira da Federação das Indústrias de Pernambuco e Sebrae.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.