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Licitação » Edital do Arco Metropolitano depende de licença ambiental

André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicação: 28/03/2014 15:51 Atualização:

O edital do Arco Viário Metropolitano foi novamente garantido pelo governo federal, mas o custo e os prazos de execução ainda são incógnita. De acordo com o diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), Tarcísio Freitas, a previsão do custo e o cronograma do projeto dependem de licença ambiental prévia, a ser emitida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) caso seja aprovado o traçado atualmente em análise de viabilidade. A licitação está suspensa há uma semana depois de não conformidades técnicas encontradas pelo Tribunal de Contas da União, como falta de clareza na apresentação de vida útil da estrada ou pontos de interseção com outras rodovias existentes.

“Vamos ajustar essas incoerências no edital. O fluxo do processo caminha para uma aprovação do Estudo de Impacto Ambienta (EIA) até o mês de abril. Isso nos permite validar o edital e publicá-lo também no fim do mês que vem ou no início de maio. Caso sejam necessárias intervenções consideráveis no traçado, ele precisará ser refeito e isso demanda tempo”, garantiu. Segundo ele, caso ocorra esse novo atraso, pode inviabilizar a publicação do edital para este ano, já que leis eleitorais impedem o lançamento de concorrências juntamente com campanhas.

O projeto do Arco metropolitano em voga prevê 77 quilômetros de rodovia expressa de 20 anos de vida útil, conectando as zonas da mata Norte e Sul. O orçamento global para a concorrência é de R$ 1 bilhão (estimativa). A rota é uma alternativa à BR-101 Norte, única solução viária para escoamento de produção de mais de dez indústrias localizadas na área de Goiana, Itapissuma e Igarassu, inclusive a montadora Fiat/Chrysler. O Arco é, inclusive, uma contraprestação do governo federal, herdada do governo de Pernambuco, para a montadora, que deslocou o investimento bilionário do complexo industrial portuário de Suape para Goiana.
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