• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

ANS » Novo sistema permite acesso a dados dos planos de saúde

Thatiana Pimentel

Publicação: 25/03/2014 19:55 Atualização: 25/03/2014 23:14

Usuário das operadoras agora tem acesso facilitado a dados cadastrais, o que ajuda na portabilidade de planos, por exemplo. Foto: Bruna Siqueira Campos/DP/D.A Press
Usuário das operadoras agora tem acesso facilitado a dados cadastrais, o que ajuda na portabilidade de planos, por exemplo. Foto: Bruna Siqueira Campos/DP/D.A Press
Os usuários de planos de saúde podem, desde esta terça-feira (25), obter as informações cadastrais de seus benefícios, comprovar dados e acessar o Código de Controle Operacional (CCO), número que o identifica como usuário de plano de saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com este número, é possível consultar o Guia de Planos para fazer a portabilidade e analisar pela internet a rede credenciada do respectivo plano em cada estado. "Com a ferramenta online, o consumidor terá maior controle sobre suas informações, melhorando a qualidade do seu dado cadastral e o próprio atendimento da ANS, caso ele necessite", afirma o diretor de Desenvolvimento Setorial, Bruno Sobral.

Segundo ele, a melhora no dado cadastral permitirá também à agência aumentar a eficiência da cobrança de operadoras de planos de saúde pelo ressarcimento dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é que, com a identificação mais ágil do plano ao qual o consumidor está vinculado, questões como abrangência e cobertura fiquem mais fáceis de ser identificadas, facilitando, por consequência, o ressarcimento. O sistema verifica o nome completo do consumidor, data de nascimento, nome completo da mãe do consumidor e os números do CPF e do Cartão Nacional de Saúde.

"Basta acessar o Espaço do Consumidor no portal da ANS para verificar os dados disponíveis. Caso algum dado esteja incorreto, é possível, por intermédio do próprio site, informar o erro para que a agência cobre da operadora a correção das informações", completa Sobral. O sistema, chamado de COMPROVA, também permite a emissão de um comprovante de dados cadastrais para cada plano de saúde com contrato ativo que o usuário possua. Acesse o novo sistema aqui.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.