• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Investimento » Petrolina será 100% saneada até final deste ano

Publicação: 21/03/2014 19:30 Atualização: 21/03/2014 20:01

Petrolina terá, até o fim deste ano, todo o sistema de esgotamento sanitário tratado antes de desaguar no Rio São Francisco. O maior município do Sertão de Pernambuco está recebendo R$ 63 milhões da Codevasf por meio de convênio com a Compesa. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, dentro do programa de Revitalização das Bacias do Rio São Francisco.

Nesta sexta-feira (21), o governador Eduardo Campos visitou as obras e acionou a primeira estação de bombeamento do novo sistema, que terá oito estações no total. Com as intervenções, Petrolina passará a ser a primeira cidade de Pernambuco a ter o esgoto 100% tratado. O sistema atingirá todo o esgoto gerado no centro de Petrolina e nos bairros Cohab VI, Cohab Massangano, Pedra do Bode, área da Lagoa de Manoel dos Arroz, Antônio Cassimiro e interligar o esgoto dos bairros Rio Corrente, Ouro Preto, São Gonçalo, Jardim São Paulo, Loteamento Recife e o Porto Fluvial.

Elijalma Augusto Beserra, gerente regional de revitalização da Codevasf, acompanhou a visita e afirma que a obra é uma das ações mais importantes do município, que hoje possui mais de 300 mil habitantes. "É uma obra emblemática dentro de todo o programa de revitalização implementado pela Codevasf e que atinge outras cidades do semiárido pernambucano."

Cerca de R$ 2 bilhões estão sendo investidos pela companhia em coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos, controle de processos erosivos e esgotamento sanitário. Os recursos são do PAC para o período 2011-2014, e as ações fazem parte do Programa de Revitalização das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os estados beneficiados são Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

 

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.