• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Troca » Brasil lança site para divulgar experiências de combate à pobreza

Agência O Globo

Publicação: 21/03/2014 17:50 Atualização: 21/03/2014 18:14

O governo brasileiro lançou nesta sexta-feira uma ferramenta para divulgar e compartilhar com o resto do mundo as experiências do país no combate à pobreza. Trata-se do WWP (wwp.org.br), um site que vai reunir todas as informações sobre os programas sociais do Brasil.

Criado numa parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o site foi lançado no Rio de Janeiro, durante encerramento do Fórum de Aprendizagem Sul-sul sobre Proteção Social e Trabalho, que reuniu representantes de 70 países em desenvolvimento.

"Queremos ter vídeos, experiências gravadas de visita em loco, mostrando como é feito o operacional desses programas. A ideia é que outros países do mundo possam conhecer e adaptar para suas experiências, para que a gente se enxerge como gestor de outros países. O Brasil hoje é um exportador de políticas sociais."

O ano passado 62 países visitaram o país para conhecer o cadastro único, para saber como o Bolsa-Família consegue chegar num país continental tão diverso. O que o WWP vai fazer é economizar recursos, porque muitas dessas experiências não precisam os países vir ao Brasil para conhecer. Isso diminui esforços do Brasil e dos países visitantes ? disse a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

Num segundo momento, o site também abrigará relatos de programas de proteção social, de outros países. O presidente do Ipea e ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, destacou que o site também será útil para troca de experiências realizadas dentro do próprio Brasil.

"A troca será entre Brasil e outros países e vice-versa, mas dentro do país também tem um troca muito importante. Os estados estão adotando plataformas, desenvolvendo programas estaduais. Nosso objetivo é prático, é combate à pobreza, é por meio de entrega efetiva de resultados e é por isso que o Brasil merece destaque", afirmou Neri.

Jorge Chediek, representante do Pnud no Brasil, disse que o país tem virado um exemplo global.

"É um país democrático, multicutural e multicultural que tem atingido crescimento com redução da pobreza e da desigualdade, coisa que muito poucos países têm feito. Por um lado por causa de uma boa perfomance econômica, mas também por políticas sociais extremamente inovadoras e audaciosas", afirmou Chediek.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.