• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Crise aérea » Iberia fecha acordo para reduzir salários de 71% de seus funcionários

Agência O Globo

Publicação: 14/03/2014 16:45 Atualização:

A companhia aérea espanhola Iberia, que em 2011 finalizou processo de fusão junto à British Airlines, anunciou nesta sexta-feira (14) novos acordos salariais com mais de 70% do corpo funcional da empresa durante coletiva de imprensa, de acordo com a Agência France-Presse.

Segundo a companhia, o trato estabelecido servirá para melhorar a produtividade da empresa nos próximos anos. O desconto imediato nos vencimentos dos funcionários - que equivalem a 71% da empresa - será de 7%, com congelamento de vencimentos previstos até 2015.

"Este acordo, que também inclui pilotos aposentados e tripulações de bordo, é um marco", avaliou Luis Gallego, presidente executivo da companhia aérea. "O acordo nos permitirá estabelecer uma base para o progresso no caminho do crescimento sustentável e rentável", finalizou o Gallego, antes de afirmar que aumentos salarias estão condicionados a uma melhor condição financeira da Iberia.

A tentativa de acordo será posta em prática após a avaliação das categorias sindicais envolvidas. De acordo com a companhia, a expectativa é que na próxima semana, alguns sindicatos já celebrarem o novo acordo com a empresa.

Entre 2008 e 2013, a Iberia registrou mais de 850 milhões de euros em perdas. Como forma de alento, nos últimos anos a empresa vem registrando perdas menores que nos piores períodos de sua crise. As negociações para reduções salarias procuram dar fim as ameaças de demissões coletivas.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.