• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Vai casar? » O fim de semana é de novidades para os noivos Pernambuco sedia o 16º Salão de Noivas Nordeste, que ocupa o Centro de Convenções até domingo. Cerca de 25 mil pessoas devem passar pelo local

Publicação: 13/03/2014 21:51 Atualização: 13/03/2014 22:58

Para quem está planejando o grande dia, os experts fazem o alerta: é preciso reservar os serviços e detalhes com pelo menos um ano de antecedência. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Para quem está planejando o grande dia, os experts fazem o alerta: é preciso reservar os serviços e detalhes com pelo menos um ano de antecedência. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Casar é bom, mas lucrar com a felicidade de casais, famílias e amigos não fica atrás. Que o diga o rentável mercado que se formou em torno das mais de um milhão de uniões formais registradas por ano no país, sendo quase 60 mil em Pernambuco. Bolo, vestido, fotografia, decoração, convites, aluguel de veículos - as despesas com a cerimônia são inúmeras. Para quem quer se planejar para fazer a festa dos sonhos sem aperto financeiro, a dica é conferir as novidades do Salão de Noivas Nordeste, que chega à sua 16ª edição com perspectiva de atrair, até domingo (16), cerca de 25 mil visitantes ao Centro de Convenções de Pernambuco.

O idealizador da feira, Jairo Kelner, organizou para esta edição cerca de 300 expositores. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O idealizador da feira, Jairo Kelner, organizou para esta edição cerca de 300 expositores. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
De acordo com a organização do evento, são mais de 300 expositores, que juntos devem movimentar R$ 1 milhão em negócios. Portanto, se casar com pompa e circunstância está nos seus planos, fique atento: é preciso se preparar com, no mínimo, um ano de antecedência. Segundo Jairo Kelner, idealizador do evento, alguns detalhes fazem a diferença. Confira algumas delas:

A data:
o mês de maio perdeu o posto de queridinho das noivas. A maior parte dos casórios acontece em dezembro, por causa do binômio “férias + 13º salário”. Se quiser agendar no período, é bom saber: casas concorridas e preço na alta.

A organização:
Menos de 10% dos casamentos são realizados com organizadores profissionais, mas caso haja espaço no orçamento, saiba que é justamente esse o profissional que vai ajudar a reduzir as despesas graças à sua expertise.

Lembrancinhas:
A tendência é que as famosas chinelinhas caiam em desuso. A moda é entregar às convidadas sapatilhas para manter o glamour do look. Seja uma ou outra, o que importa é não desperdiçar os mimos: considerando a média de tamanho de pé das mulheres, encomende cerca de 40% na numeração 37/38, mais 40% para os números 35/36 e 39/40 e reserve apenas 10% dos chinelos ficam para as moças de pé 33/34.
 
Dados curiosos e tendências


É dos baianos que elas gostam mais
Sabe o bairrismo histórico entre Pernambuco e Bahia? Ele não se reproduz na vida real. Segundo o IBGE, após os pernambucanos são os baianos o maior número de homens a casar com mulheres com as nativas da terra do frevo.

Refrescante
A tríade “Espumante, vinho e uísque”, tão frequente nas celebrações de casamento no Recife, está cada vez mais cedendo espaço para o chope. Apenas o Portal do Chopp atende uma média de cinco casamentos por final de semana há pelo menos dois anos.

Tendências

Buquês em feixe de trigo, hortênsias ou lírios; substituição de sandálias japonesas por sapatilhas, investimentos em iluminação e cenografia (inclusive com mudanças de pisos), criar hashtags para cobertura online em mídias sociais.

Casar continua na moda

O nicho continua sendo um mercado promissor. De acordo com a pesquisa Estatísticas do Registro Civil, do IBGE, para cada separação registrada no Brasil em 2012 houve pelo menos três casamentos.

Casamento florido

As flores, que já são determinantes na décor dos casamentos, serão uma das grandes tendências no penteado das noivas em 2014. Naturais, artificiais ou em tecido, as flores em formato de coroa substituem o clássico véu e ainda podem ser usadas com os cabelos soltos ou presos. Podem ser usadas em forma tiara e também como headband.

Vestidos

Saias com tecidos fluidos, flores aplicadas, vestidos ricos em detalhes e arrematados pelo efeito tulle illusion (transparências no decote que simulam uma segunda pele). Estas são algumas das tendências para 2014. No Nordeste, o tomara-que-caia não sai de moda devido ao calor, mas recomenda-se o uso de um véu para completar o look.

Buquês
Algumas noivas optam por sortear vários buquês ao invés de um só. Brincadeiras estão sendo adotadas como a do baú de acrílico, onde se tranca o buquê. Cada solteira recebe uma chave e leva pra casa o mimo a felizarda que conseguir destrancar o cadeado.
 
Serviço:
Salão de Noivas Nordeste
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Quando: Sexta-feira (15h às 21h), sábado e domingo (14h às 20h)
Ingresso: R$ 8

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.