• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Imposto de Renda » Quase 23 mil declarações do IR já foram enviadas em Pernambuco

André Clemente - Diario de Pernambuco

Agência Brasil

Publicação: 10/03/2014 17:19 Atualização: 10/03/2014 17:55

A Receita Federal em Pernambuco recebeu, até as 17h desta segunda-feira (10), 22.913 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O total esperado é de 710 mil declarações em todo o estado neste ano. No Brasil, foram quase 1 milhão de documentos entregues. O volume esperado é de 27 milhões de emissões até o prazo final para prestação de contas com o leão, em 30 de abril. A abertura oficial da prestação de contas ocorreu em 6 de março.

Esse grupo de contribuintes que já enviou a declaração será o primeiro contemplado nos lotes de restituição, a serem liberados a partir de junho deste ano, por sete meses. A Receita segue a ordem cronológica de recebimento de declaração para reembolsar o contribuinte. O Programa Gerador de Declaração (PGD) e o Receitanet, respectivamente utilizados para preenchimento dos dados e para a emissão das informações à Receita Federal, estão disponíveis para download no hotsite do Diario (confira aqui).

Para este ano, as possibilidades de envio da declaração são via internet e por meio de aplicativos para smarthphones e tablets. A opção de envio por disquete foi extinta por baixa adesão nos anos anteriores.

Novidades
Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.

As novas regras foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento.

Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.