• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Boletim Focus » Economistas reduzem projeção de expansão do PIB a 1,68% para 2014

Agência Brasil

Publicação: 10/03/2014 16:32 Atualização:

Mesmo após o crescimento surpreendente no fim do ano passado, os analistas do mercado financeiro diminuíram a projeção para a expansão da economia neste ano. De acordo com a pesquisa semanal que o Banco Central faz com instituições financeiras, a estimativa caiu de 1,7% para 1,68%. O pessimismo dos economistas tem um foco: a indústria. A perspectiva de crescimento do setor desabou de 1,8% para 1,57%. Foi a terceira semana de seguida de queda.

Por outro lado, a expectativa para a inflação neste ano voltou a subir levemente. Passou de 6% para 6,01%. A meta para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 4,5% neste ano com uma margem de tolerância de 2 pontos percentuais.

Depois da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), os analistas mudaram as apostas para a condução da política de juros. Acham, agora, que a taxa básica (Selic) encerrará 2014 em 11% ao ano. Antes, o mercado estava dividido sobre um novo aperto monetário em dezembro. No entanto, os entrevistados pelo BC mantiveram as previsões para o ano que vem.

Segundo os economistas, a Selic passaria para 11,5% ao ano em janeiro. E chegaria a 12% ao ano em abril do ano que vem.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.