• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Energia » Com térmicas a todo vapor e reservatórios quase vazios, usina de Angra 1 é desligada

Agência O Globo

Publicação: 28/02/2014 16:33 Atualização:

No momento em que as usinas térmicas estão operando a todo vapor para garantir o abastecimento de energia diante da onda de calor no país, a usina nuclear de Angra 1 saiu do sistema. A unidade foi desligada do Sistema Elétrico Nacional às 3h18min desta sexta-feira, segundo a Eletronuclear.

Segundo a companhia, o desarme ocorreu durante teste programado de proteção do reator. O Sistema de Injeção de Segurança — conjunto de equipamentos que entra em ação em caso de emergência — atuou indevidamente.

A empresa informou em nota que os técnicos estão investigando a causa da atuação para determinar quando Angra 1 poderá ser religada. Angra 1 estava operando a plena carga, com capacidade de 650 megawatts (MW).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que os reservatórios das hidrelétricas no Sudeste/Centro-Oeste têm de chegar a 43% de armazenamento no fim de abril para garantir o fornecimento no período seco. Se este nível for alcançado, em novembro os reservatórios estarão entre 30% e 40%, o que garantiria o abastecimento em 2015, afirmou o diretor geral do ONS, Hermes Chipp. Hoje, o nível está em torno de 35%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.