Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Selic à vista » Reunião do Copom começa sem a presença de Tombini

Agência O Globo

Publicação: 25/02/2014 20:47 Atualização:

Tombini não participará da reunião do Copom porque está voltando de uma reunião do G-20 na Austrália. Foto: Monique Renne/CB/D.A Press
Tombini não participará da reunião do Copom porque está voltando de uma reunião do G-20 na Austrália. Foto: Monique Renne/CB/D.A Press
A aguardada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) começou nesta terça-feira, às 16h10, com uma ausência importante: ninguém menos que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. É a primeira vez que ele não participa do primeiro dia do encontro da cúpula da autarquia. Essa reunião do colegiado, que é realizada em duas etapas, sendo a segunda nesta quarta, é cercada de expectativas e incertezas. A maior delas é se o BC diminuirá o ritmo de alta dos juros e optará por um aumento de 0,25 ponto percentual dos juros básicos.

Essa é a expectativa da maioria dos analistas do mercado financeiro. No entanto, há que ainda aposta em mais um aumento de 0,5 ponto percentual como feito das últimas seis vezes. Hoje, a taxa básica de juros (Selic) está em 10,5% ao ano.

Tombini não participará da reunião do Copom porque está voltando da reunião do G-20 na Austrália. E são várias milhas até voltar para a capital federal, Brasília. O itinerário do presidente e de seus assessores era: 15 horas de voo de Sidney até Dubai, um intervalo nos Emirados Árabes e mais 14 horas de volta para casa.

Por acompanhar o presidente, o diretor de Assuntos Internacionais do BC, Luiz Awazu, também não participa do primeiro dia da reunião do Copom. Nesse primeiro debate, os chefes de departamento fazem exposições dos dados da economia. No segundo dia, ficam apenas os diretores e o presidente na sala onde debatem o futuro da política monetária.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »