Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Tecnologia » Governo de Israel busca parceria com Pernambuco em três setores

André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicação: 20/02/2014 20:17 Atualização: 20/02/2014 20:43

Israelense Netafim anuncia expansão de produção em visita do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, nesta semana (Netafim/Divulgação)
Israelense Netafim anuncia expansão de produção em visita do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, nesta semana
O governo de Pernambuco deve firmar três acordos de cooperação técnica com Israel. Os setores em potencial são Segurança Pública, Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologia na gestão da água. Este último, inclusive, é o que possui status mais avançado, com assinatura entre a empresa israelense Mekorot e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para as próximas semanas. O contrato vai tratar de intervenção na área urbana, com possibilidades de melhor utilização da água, além de otimização em pontos como reutilização e tratamento.

A comitiva de Israel está em missão no Nordeste e teve agenda longa em Pernambuco. Despois de visitar Fortaleza, o Recife foi o segundo ponto dos três estados considerados estratégicos da região. Nesta sexta, o cônsul segue para Salvador, onde fecha o circuito. “O Nordeste apresenta o maior percentual de crescimento e queremos aproveitar esse momento para mostrar pontos que temos experiência e podemos agregar nesses lugares”, disse o cônsul para assuntos econômicos de Israel no Brasil, Roy Rosenblatt - Niy. Segundo ele, o histórico de Israel em parcerias tecnológicas já lista mais de 30 países, sempre buscando avanços tecnológicos e inovação.

“A questão da segurança pública, por exemplo, é um ponto que, infelizmente, foi preciso avançar muito em Israel. E por isso temos muito a compartilhar. Nos foi apresentado o balanço de crimes aqui no Recife e no estado e a redução já foi impressionante, mas pode cair mais com o que temos a apresentar em tecnologia e consultoria”, afirmou, citando os encontros com os gestores das pastas de defesa social da PCR e do governo do estado nesta quinta, nos quais apresentou instrumentos como câmeras inteligentes e consultoria técnica em monitoramento de centrais de comando e de sistemas prisionais.

Outro desdobramento é o setor de Pesquisa e Desenvolvimento (PeD). “Pernambuco possui um instinto empreendedor. Comprovei isso visitando o Porto Digital, um palco de empresas interessadas em crescer com inovação. Faremos o maior esforço para cooperar com Pernambuco e trazer conceitos que aplicamos há anos em países como a China, principalmente em inovação tecnológica de produto”, adiantou. Não foram divulgados valores a serem firmados. Segundo Roy Rosenblatt, cada empresa vai orçar e negociar quanto vai custar cada serviço prestado ou produto a ser desenvolvido.

A parceria entre Pernambuco e Israel é histórica. Na década de 1970, foi implementado um acordo entre Israel e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) para irrigação em Petrolina. Mais recentemente, exatamente em novembro de 2011, o governo de Israel anunciou a fábrica da Netafim, no Cabo de Santo Agostinho, para tratar irrigação em gotejamento inteligente investindo R$ 10 milhões. Atualmente, a unidade passa por expansão, que vai elevar 50% da produção. É a segunda unidade brasileira do grupo. A primeira é em Ribeirão Preto, em São Paulo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »