Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Fazenda » Mantega afirma que decreto com corte no Orçamento sairá amanhã

Agência O Globo

Publicação: 19/02/2014 20:54 Atualização:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que o governo vai divulgar nesta quinta-feira, dia 20, o primeiro decreto de programação financeira de 2014. O anúncio está sendo esperado com ansiedade pelo mercado, pois vai mostrar a verdadeira meta de superávit primário (economia para o pagamento de juros da dívida pública) com a qual a equipe econômica se comprometerá neste ano. O decreto também trará um contingenciamento de gastos para 2014 de forma que o esforço fiscal do governo seja atingido.

O tamanho do esforço fiscal de 2014 se transformou numa queda-de-braço entre os ministérios que compõem a Junta Orçamentária. De um lado, a Fazenda quer que a meta de primário fique acima de 2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) sob o argumento de que esse é o número que daria verdadeira credibilidade à política fiscal. Do outro, estão a Casa Civil e o Planejamento, que defendem que o primário teria condições de ficar igual ao do ano passado (1,9% do PIB) ou até um pouco menor, 1,8%.

A dificuldade em definir a meta levou Mantega a cancelar sua participação na reunião de ministros do G-20, que será realizada neste fim de semana em Sydney, na Austrália. O plano do ministro era embarcar na quinta-feira, já tendo divulgado o decreto. No entanto, os números ainda não foram fechados e só devem sair na própria quinta-feira, prazo limite para a publicação do decreto.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »