• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Energia » Presidente da EPE garante que não haverá racionamento

Agência O Globo

Publicação: 17/02/2014 16:53 Atualização:

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, garantiu nesta segunda-feira (17) que não existe qualquer risco de racionamento de energia e que seu pleno abastecimento está garantido. Segundo o executivo, apesar de a situação dos reservatórios estar pior do que em 2001, quando o país teve racionamento, a situação estrutural do sistema elétrico está bem melhor, com uma oferta em dobro da capacidade em usinas térmicas além de outras energias alternativas, e maior número de linhas de transmissão. "Vamos passar este ano sem racionamento", garantiu Tolmasquim.

Segundo o presidente da EPE, o país está vivendo na região Sudeste a terceira maior seca desde 1931 nestes dois primeiros meses do ano. De acordo com ele, existe uma oferta maior do que a demanda atual da ordem de 6 mil megawatts (MW) no sistema.

Isso significa que considerando a atual capacidade instalada do país que é superior a 120 mil MW médios, o sistema é capaz de gerar 6 mil MW a mais do que a demanda atual Esse volume equivale a cerca de 9% do consumo atual.

A demanda de energia já diminuiu, disse ele, com a redução das temperaturas nos últimos dias.

Maurício Tolmasquim está participando de palestra promovida pela Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE). "Temos uma situação hidrológica ruim, e parece que agora vai se reverter com o início das chuvas, mas por que estamos calmos? Porque temos uma situação estrutural boa, com a oferta que cresceu mais do que a demanda e diversificamos as fontes de geração", destacou Tolmasquim.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.