• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Setor energético » Risco de racionamento hoje seria de 17,5%, diz consultoria

Agência O Globo

Publicação: 12/02/2014 09:41 Atualização:

O risco de um racionamento de energia em 2014 seria hoje de 17,5%, segundo estudo da consultoria PSR, que leva em conta a previsão de chuvas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para fevereiro e cortes acima de 4% da carga - ou seja, efetivamente relevantes para o país. A simulação está em relatório mensal oferecido ontem (11) aos clientes da consultoria chamado “Risco de apagão: ‘Piti’ do mercado ou lentes cor-de-rosa do governo?”

O estudo aponta ainda um aumento recente da vulnerabilidade do sistema de transmissão de energia, que estaria em descompasso com a capacidade total de geração. Segundo o relatório, tendo por base apenas as chuvas de janeiro, o risco de racionamento seria de 5,5%.

A consultoria, presidida por Mario Veiga, está entre as mais respeitadas do setor elétrico e chegou a trabalhar com o governo em 2013, no processo que resultou na redução das tarifas de energia elétrica em 20%. Veiga tornou-se um dos principais críticos da ação do governo, após a adoção da medida.

Para a PSR, diferentemente do que o governo informa, os problemas energéticos atuais não teriam relação com questões conjunturais, como a falta de chuvas ou a demanda em alta, mas com “deficiências estruturais na capacidade do suprimento do sistema”.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.