Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Moedas » Cazaquistão desvaloriza sua moeda em quase 20% em relação ao dólar

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 11/02/2014 14:06 Atualização:

O Banco Central do Cazaquistão desvalorizou nesta terça-feira ( 11) sua moeda nacional, o tenge, em quase 20% em relação ao dólar, devido principalmente à volatilidade provocada pela política monetária do Federal Reserve americano.

“O Banco Nacional do Cazaquistão decidiu renunciar a partir de 11 de fevereiro a apoiar a cotação do tenge em seu nível anterior, reduzir os volumes de suas intervenções em divisas e seu nível de intervenção no processo de formação da cotação do tenge”, afirmou a instituição em um comunicado.

Enquanto a moeda evoluía em uma margem de 145 a 155 tenges por um dólar, sua nova cotação será de 185 tenges por um dólar com uma oscilação possível de mais ou menos três tenges. Em comparação com a cotação do tenge de 11 de fevereiro, isto equivale a uma desvalorização de 19%.

O Banco Central argumenta que esta medida deve-se principalmente ao fato de a decisão do Fed de reduzir seu apoio monetário à economia americana ter levado a uma repatriação do capital das economias emergentes em direção às desenvolvidas, o que pesou sobre as divisas dos países emergentes e aumentou “a volatilidade nos mercados financeiros e de bens mundiais”.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »