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CARESTIA "INVISÍVEL" » Biscoito, refrigerante, picolé: miudezas sofrem reajustes que chegam a 150% Inflação de produtos que consumidor compra sem achar que vão pesar no bolso é mais de 12 vezes superior ao índice geral dos reajustes

Correio Braziliense

Publicação: 08/02/2014 13:45 Atualização:

De centavo em centavo, a inflação silenciosa das miudezas contamina o orçamento das famílias e ajuda a estrangular o poder de compra dos brasileiros. Quase sempre imperceptíveis, os aumentos de preço de balinhas, picolés, biscoitos, refrigerantes, cafezinhos e outros itens pagos sem esforço no dia a dia chegaram a alcançar variações de 150% nos últimos dois anos, mais de 12 vezes o índice oficial do período e cinco vezes a do tomate, o último dos vilões.

Supérfluos ou não, os produtos mais baratos vão parar no carrinho com facilidade. Embora os reajustes sejam estrondosos, o valor absoluto deles continua sendo considerado baixo, o que faz os consumidores desmerecerem a carestia. É aí, alertam educadores financeiros, que mora o perigo. “Funciona como uma goteira que esvazia a caixa d’água sem estourar o cano e sem que a pessoa perceba”, compara o consultor de finanças pessoais Mauro Calil.

Nas planilhas dos lares brasileiros, as miudezas costumam aparecer entre os cinco principais grupos de despesas. Quando colocado no papel, o peso dos frequentes gastos de até R$ 10 surpreende. Os aumentos podem até passar despercebidos, mas provocam um impacto significativo no orçamento do mês e do ano. Mesmo que a diferença de alguns centavos ou reais não chame tanta atenção, é ela que, traiçoeiramente, corrói as contas domésticas.

Quando um cafezinho pula de R$ 2 para R$ 2,50 no balcão da padaria, pouca gente nota o salto de 25%. “Já um aumento salarial do mesmo tamanho seria comemorado com euforia”, provoca Calil, para quem a cultura do “eu me permito e eu mereço” leva muitos brasileiros a se enrolarem financeiramente. “A indústria da autoajuda prega que esses pequenos gastos desenfreados sirvam como recompensas ao esforço diário. Será? É esse o troféu que as pessoas procuram?”, insiste ele.
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