• (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Rentabilidade fraca » Sony vai vender divisão de computadores a fundo japonês

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 05/02/2014 11:29 Atualização:

A Sony vai vender a divisão de computadores no Japão a um fundo nipônico, por sua escassa rentabilidade, após 20 anos de atividade no setor, afirmou a imprensa japonesa. A Sony vai ceder as atividades nipônicas de computadores da marca “Vaio” ao fundo Japan Industrial Partners por entre 40 e 50 bilhões de ienes (295 a 370 milhões de euros), informou o jornal econômico Nikkei, nesta quarta-feira (5).

A empresa entrou no mercado de PCs em 1996 e desde então vendeu nove milhões unidades em seus melhores momentos, mas o número caiu em 2013 a 5,8 milhões, segundo o jornal, que recorda que a atividade é deficitária. A Sony é a nona fabricante mundial de PCs, mas sua cota de mercado não superava 1,9% nos primeiros meses do ano passado, segundo o instituto IDC.
O sucesso dos tablets e smartphones, que substituem os notebooks, representou um duro golpe ao mercado de computadores pessoais.

O fundo comprador deve manter praticamente os 1.000 postos de trabalho da divisão em uma nova empresa no Japão, na qual a Sony terá uma pequena participação. A nova empresa continuará vendendo PCs da marca Vaio no Japão, mas os computadores da marca podem desaparecer em vários países, adverte o jornal Nikkei, a menos que, como sugere o canal estatal, a chinesa Lenovo compre a marca no exterior. A Sony estaria negociando criar uma empresa conjunta com a Lenovo com este objetivo.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.