Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Usinas » Uso das térmicas não afetará preço de energia

Agência O Globo

Publicação: 03/02/2014 13:55 Atualização: 03/02/2014 15:42

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta segunda-feira que não haverá impacto imediato do uso das térmicas nos preço da energia aos consumidores. Se houver algum impacto, ressaltou o ministro, será mínimo.

"O fato é que a repercussão não será imediata. E, se houver, será mínima", disse Lobão, após a cerimônia de posse dos novos ministros do governo Dilma Rousseff. O ministro disse que o governo está acompanhando de perto a situação dos reservatórios e ressaltou que a situação é melhor que a do ano passado. "Estamos com mais de 40% nos principais reservatórios", afirmou. "Não enxergamos nenhum risco de desabastecimento de energia", acrescentou.

O ministro explicou que o governo teve que despachar térmicas para garantir a segurança do abastecimento. "Podíamos estar operando sem despachar térmicas e, com isso, comprometeríamos um pouco a segurança dos reservatórios".

Com o aumento no consumo de energia, houve um aumento também no despacho das térmicas. Mas essa situação pressiona o caixa das distribuidoras, que precisam comprar energia mais cara para atender o mercado consumidor. O ministro disse que o governo está estudando a forma de resolver esse problema. "Encontraremos a melhor solução possível para preservar a situação do consumidor".

Questionado sobre uma nova elevação no preço da gasolina, o ministro preferiu não comentar o assunto. O jornal Financial Times publicou nesta segunda-feira, em seu site, uma reportagem apontando que, diante da alta dos preços dos combustíveis no mercado internacional, a política de subsídios pode prejudicar o desenvolvimento econômico dos países emergentes.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »