Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Serviço » Cupons de desconto são a nova mania do consumidor Diferente das compras coletivas, os tíquetes de desconto são retirados sem nenhum custo para o cliente

Sávio Gabriel - Especial para o Diario

Publicação: 01/02/2014 07:30 Atualização: 01/02/2014 08:45

O analista de sistemas Aril Tavares já utilizou 20 cupons em quatro meses e economizou, no período, cerca de R$ 500. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
O analista de sistemas Aril Tavares já utilizou 20 cupons em quatro meses e economizou, no período, cerca de R$ 500. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
Depois da febre das compras coletivas, outro serviço começa a crescer na Região Metropolitana do Recife (RMR). São os chamados cupons de desconto, que prometem preços mais atrativos para os consumidores. As ofertas contemplam produtos e serviços e, apesar da logística ser parecida com a utilizada nas compras coletivas, os tíquetes de desconto são retirados sem nenhum custo para o cliente, que o apresenta diretamente no estabelecimento parceiro da empresa.

O analista de sistemas Aril Tavares, 26, é uma das pessoas que já utilizam o serviço. “Um amigo me indicou e eu decidi ver como funcionava. Eu acho bacana, porque há uma variedade grande de ofertas, e eu não preciso pagar antes”, diz o jovem, que em quatro meses já utilizou 20 cupons. “Já comprei muitos produtos e serviços, como limpeza de ar-condicionado, jantares, entre outros”, exemplifica, informando que a economia durante o período foi de aproximadamente R$ 500.

Donos do site Cupom Camarada, dizem que contam com 12 mil usuários na RMR. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Donos do site Cupom Camarada, dizem que contam com 12 mil usuários na RMR. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Em funcionamento desde agosto do ano passado, o Cupom Camarada (www.cupomcamarada.com.br) possui 12 mil usuários na RMR. De acordo com  o proprietário do site, Leôncio Neto, a empresa possui 80 parceiros na região. “Estamos registrando um crescimento grande, tanto de usuários como de estabelecimentos parceiros. As pessoas estão percebendo as facilidades oferecidas pelo sistema e estão gostando”, constata. Ele diz que as ofertas referentes à alimentação e ao lazer são as mais demandadas.

O lucro da empresa, segundo ele, vem das parcerias firmadas com os estabelecimentos. “Trabalhamos com publicidade online. Quem quer expor uma oferta no nosso site paga uma taxa que varia de R$ 150 (plano mensal) a R$ 285 (plano semestral)”, informa. Apesar de não citar números, ele diz que o faturamento está oscilando por conta do pouco período da empresa no mercado. “A nossa expectativa, para 2014, é firmar parcerias com os supermercados, para oferecer descontos nos produtos vendidos pelas redes”, revela.

"Recife ocupa a 10ª posição no ranking de visitantes", diz Heloísa Lima. Foto: Divulgação
Outra companhia que atua no estado é a Viva Cupom (www.vivacupom.com.br/), que chegou a Pernambuco em novembro de 2012. De acordo com Heloísa Lima, coordenadora de novos produtos da Carvajal Informação (que detém a marca Viva Cupom), Recife ocupa a 10ª posição no ranking de visitantes. “Se levarmos em consideração que a Viva Cupom está presente em mais de quarenta cidades, é uma ótima posição”, analisa.

Heloísa diz que a empresa possui parcerias com 40 estabelecimentos locais. “Até o fim de 2014, pretendemos ter 300 parceiros na cidade. Há um escritório no município encarregado de firmar essas parceiras”, explica. A coordenadora enfatiza, ainda, que as redes sociais são importantes canais de divulgação. “Nossa fanpage já possui mais de 220 mil curtidas, das quais Recife responde por grande parte. Atualmente a cidade ocupa o 5º lugar em número de curtidores”, afirma.
 
O proprietário do Guaiamundo 17, Ricardo Melo, aprova a parceria. “O fluxo de clientes aumentou em 10% desde que eu comecei a oferecer os cupons de desconto. São ofertas diferenciadas, que o cliente só consegue através dos cupons”, afirma. Um exemplo disso, segundo ele, é o desconto em bebidas, que é procurado por muitos clientes.

Registro de dados

No caso do Cupom Camarada, é preciso realizar um cadastro para retirar o tíquete. O usuário tem que informar o nome, um endereço de e-mail; é preciso também criar uma senha e comunicar a cidade onde mora e o sexo. Segundo Leôncio Neto, os dados registrados ficam numa base de informações da empresa. “Não divulgamos as informações. Elas servem apenas para realizarmos estatísticas e planejamentos com base no interesse dos usuários”, garante.

Já o Viva Cupom não exige cadastro. Quando o usuário acessa a oferta, ele é redirecionado para a página da empresa que está fornecendo o desconto e recebe um código para validar a oferta.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »