Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Cidades-irmãs » Olinda e Colônia do Sacramento unidas pelo valor histórico

Publicação: 30/01/2014 07:53 Atualização:

A distância de mais de três mil quilômetros que separa Olinda e Colônia do Sacramento, no Uruguai, ficou um pouco mais curta com a assinatura de um acordo de irmandade que facilitará o intercâmbio entre as cidades nas áreas de turismo, cultura, juventude e desenvolvimento social. O documento que torna as cidades irmãs foi assinado ontem, na sede da Prefeitura de Olinda, pelo prefeito Renildo Calheiros e o intendente (cargo equivalente ao de governador dos estados brasileiros) do Departamento de Colônia, Walter Zimmer González. Entre os objetivos do acordo está a troca de conhecimento sobre a manutenção do patrimônio histórico, problema comum aos dois locais.

Tanto Olinda como Colônia do Sacramento foram eleitas - em 1982 e 1995, respectivamente - como patrimônios históricos e culturais da humanidade pela Unesco. Com o estreitamento dos laços, as cidades devem trocar experiências em diversas áreas. O próximo passo do acordo é formar uma equipe de trabalho para viabilizar o intercâmbio. %u201CAlém de Colônia, pretendemos manter essa troca com outras cidades do mundo que têm problemas semelhantes aos nossos%u201D, revelou o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. A cidade pernambucana já é %u201Cirmã%u201D da Vila do Conde, em Portugal, e Colônia do Sacramento tem tratado de irmandade com Pelotas, no Rio Grande do Sul. %u201CMas, com o tempo, perdemos o laço com a cidade portuguesa. Vamos procurar as autoridades de lá para retomarmos a irmandade%u201D, disse o prefeito.

Entre os projetos que devem ser desenvolvidos está o intercâmbio dos quatro professores de espanhol que atuam na rede municipal de ensino. Os docentes poderão ir à cidade uruguaia para aperfeiçoar o espanhol. Uma feira gastronômica apresentada pelos principais chefs da cidade pernambucana e uma exposição de objetos artesanais produzidos por artistas pernambucanos são outras propostas do acordo. %u201CColônia é hoje a principal porta de entrada de turistas do Uruguai. Essa troca será fundamental para Olinda%u201D, destacou o secretário de Turismo Maurício Galvão. Segundo dados de 2013 do Ministério do Turismo e da Empetur, o Uruguai é o terceiro destino de turistas brasileiros e o décimo país a enviar mais visitantes a Pernambuco.

%u201COlinda e Colônia são muito parecidas, com a mesma magnitude de beleza e que enfrentam as mesmas dificuldades de manutenção do patrimônio. A troca será muito positiva para as duas cidades%u201D, ressaltou o cônsul do Uruguai em Pernambuco, Rodrigo Carneiro Leão. De acordo com ele, dois programas da Prefeitura de Olinda despertaram o interesse dos uruguaios para a cooperação internacional: a Casa da Juventude, que funciona em Peixinhos e promove atividades culturais, e o Comitê Intersetorial, com projetos de combate ao crack.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »