Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Liberação imediata » Previdência vai conceder empréstimo consignado online Segurados do INSS poderão solicitar, até o fim do ano, empréstimo mais ágil no caixa eletrônico

Publicação: 30/01/2014 07:53 Atualização:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai adotar um novo modelo de empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas. O formato online em negociação com os bancos prevê a liberação imediata do dinheiro na mesma hora em que o beneficiário fizer a operação. Hoje, a contratação do empréstimo é feita nas agências bancárias e demora até três dias para o valor entrar no bolso do segurado. Com o novo sistema, batizado de Empréstimo Consignado Online, basta se dirigir aos caixas eletrônicos. Os bancos que aderirem ao sistema ficarão interligados à Previdência Social e à Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) para agilizar a averbação do empréstimo.

A assessoria de imprensa do INSS confirma que o novo modelo está em estudo e que deverá ser implantado até o final deste ano. Acrescenta que o sistema online não altera as condições atuais do empréstimo consignado. Pelas regras em vigor, a operação poderá ser feita em até 60 meses e o valor da consignação (desconto no contracheque) não poderá ultrapassar 30% do benefício do segurado. A taxa máxima de juros cobrada pelos bancos não poderá ultrapassar 2,14% ao mês.

João Batista Inocentinni, presidente do Sindicato Nacional de Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, acha que o novo modelo trará benefícios para os segurados da Previdência. %u201CDefendemos que o INSS adote um cartão exclusivo para os empréstimos, para evitar os intermediários e a abordagem de agiotas%u201D, assinala. Ele argumenta que as pessoas hoje levam os documentos para contratar o empréstimo e ficam vulneráveis à ação dos fraudadores. %u201CO novo modelo deixa o aposentado menos vulnerável. É mais seguro e rápido pegar o dinheiro.%u201D

A Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Copab) discorda da Força Sindical. %u201CA Copab vê as mudanças com preocupação, porque os aposentados que têm menos conhecimento poderão ser lesados no caixa eletrônico. Na prática, o sistema poderá facilitar que os beneficiários sejam vítimas de fraudes, com o uso das suas senhas%u201D, destaca Antônio Graça, diretor de imprensa da confederação. A Copab representa 300 mil associados no país.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota informando que o sistema em desenvolvimento pelos bancos permitirá a comunicação online das operações de crédito consignado. De acordo com a entidade, o novo modelo, restrito aos beneficiários do INSS, trará maior segurança à operação, minimizando os riscos de fraude. A adesão dos bancos ao sistema online será obrigatória para operar com o sistema de consignação do INSS.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »