Pernambuco.com



  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Davos » Brasil 'não pensa em excluir' Argentina do TLC Mercosul-UE

AFP - Agence France-Presse

Publicação: 23/01/2014 18:12 Atualização:

O Brasil não pensa em excluir a Argentina da negociação entre o Mercosul e a União Europeia (UE) para um tratado de livre comércio entre os dois blocos, disse nesta quinta-feira (23) à AFP o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega.

“Não pensamos em excluir a Argentina” dessa negociação, disse Mantega, que participa em Davos do Fórum Econômico Mundial. “Queremos trazer a Argentina a esse tratado” e, além disso, “parece que há reações positivas na Argentina” diante da possibilidade de fechar o acordo entre a UE e o Mercosul, acrescentou.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, pediu em dezembro aos países do Mercosul a decidir se avançarão juntos em suas negociações comerciais com a UE. “Alguns países do Mercosul não estão apoiando” essas negociações com a UE, mas o “Brasil quer um acordo, quer avançar”, disse então Barroso.

O Mercosul e a União Europeia adiaram até janeiro a troca de ofertas em busca de um acordo comercial que inicialmente devia ser alcançado em dezembro. Uma norma do bloco sul-americano (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) obriga seus países a negociar acordos comerciais conjuntamente.  A Venezuela, último sócio a se integrar ao bloco, ainda está adaptando suas normas e tarifas às do Mercosul e não apresentará uma oferta agora, segundo fontes próximas às negociações.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »